Biorregião do Tâmega e Sousa, Destaques

Workshop “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local” (Felgueiras)

No âmbito do projeto “Biorregião do Tâmega e Sousa” promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com o INIAV, a UTAD, a EPAMAC, a Dolmen e a Adersousa, realizou-se no dia 13 de dezembro, na Cooperativa Terras de Felgueiras, Caves Felgueiras C.R.L., o 2.º workshop sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”, com destaque nos processos sustentáveis de produção e comercialização de hortofrutícolas.

Estão previstas onze sessões, uma em cada município da CIM do Tâmega e Sousa. Estas sessões visam apresentar o referencial estratégico para a região do Tâmega e Sousa, desenvolvido no contexto do projeto; sensibilizar para a importância da alteração de comportamentos nos modos de produção, informando e incentivando os produtores à conversão da sua agricultura para o modo de produção biológica e sustentável  e por fim, uma terceira dimensão, sensibilizar para a importância do potencial diferenciador que poderá estar associado à comercialização de um cabaz de produtos locais biológicos.

A abertura do Workshop realizado no município de Felgueiras contou com a presença do representante do município e vice-presidente da ADER-SOUSA, Joel Costa, do representante da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, bem como,  do presidente da Cooperativa Terras de Felgueiras, Casimiro Alves.

Durante o Workshop foram ainda partilhados casos práticos de conversão de modos de produção convencional em modo de produção biológico no sector hortofrutícola com a intervenção de dois produtores agrícolas locais.

O referido workshop contou com cerca de 30 participantes desde produtores, cooperativas agrícolas e outras entidades do sector agrícola, agentes de desenvolvimento e associações empresariais.

A próxima sessão sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”, a organizar pela ADER-SOUSA está agendada para o mês de Janeiro , na Cooperativa Agrícola de Lousada, com destaque nos processos sustentáveis de produção e comercialização de pequenos frutos.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend