Destaques, DivulgarBIO

Visita de comitiva do GAL da Estónia Vaga County Partnership

A ADER-SOUSA recebeu, no passado dia 12 de outubro, uma comitiva de elementos ligados ao GAL da Estónia Vaga County Partnership.

O objectivo da visita foi a troca de experiências e o contacto com projetos e iniciativas comunitárias, de cooperação, criação de redes e soluções de negócios inovadoras.

A visita iniciou-se com uma sessão de apresentação das duas instituições no salão nobre dos Paços do Concelho de Felgueiras, seguiu-se uma vista à Oficina Escola de Conservação e Restauro de Documentação, agora sediada na Biblioteca/Arquivo Municipal de Felgueiras, projecto co-financiado pela ADER-SOUSA no LEADER. Em Lousada visitamos o Museu da Animação, tendo os participantes ficado deslumbrados com o espaço e a temática. Este projecto foi co-financiado pela ADER-SOUSA ao abrigo do SP3-ProDeR, tal como o Solar da Brita, restaurante onde decorreu o almoço.

De tarde a comitiva visitou os Paladares Paroquiais, empresa constituída por três IPSS, para produção de queijos, compotas e bolachas, onde o Senhor Padre João Pedro aproveitou também para falar do outro projecto dos Engenhos dos Paladares, o Catering de Arreigada, que fornece refeições às IPSS e a escolas do município, sendo todo o lucro reinvestido nos associados. Ambos os projectos foram co-financiados ao abrigo do SP3-ProDeR. Seguidamente, fomos visitar a D. Alda Rosendo, produtora PROVE, onde aproveitamos para explicar essa metodologia, a qual foi criada ao abrigo da IC EQUAL e continuada através de um projecto de cooperação ao abrigo do SP3-ProDeR.

O dia terminou com a visita à Aldeia de Quintandona, onde, para além de um passeio pela mesma que possibilitou observar a recuperação realizada nos diversos edifícios e espaço público ao abrigo do programa AGRIS, foram visitados alguns dos projectos co-financiados pela ADER-SOUSA, como sejam a Casa de Valxisto (através do SP3-ProDeR e do DLBc-Rural) e o Centro Cultural de Quintandona (através do LEADER+ e do SP3-ProDeR).

No final foi servido um jantar no local onde vai “nascer” o Centro Rural Pedagógico – Casa do Amásio.

Foi com satisfação que observamos o interesse por parte da comitiva aos projectos visitados e a satisfação com nos despedimos com um até breve.

 

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend