Biorregião do Tâmega e Sousa, Destaques

Visita à área certificada AB da ESAC e ao mercado “Arouca Agrícola”

No âmbito do projeto Bio Região Tâmega e Sousa- PPDR2020-20.2.4-FEADER-055351, a Ader-Sousa realizou a 31 de maio uma visita à área Certificada em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), na qual participaram técnicos das entidades parceiras do projeto, produtores agrícolas dos 11 municípios da região do Tâmega e Sousa, técnicos da DRAPNorte, técnicos de turismo, técnicos do sector comercial agrícola e elementos da Associação para o Desenvolvimento de Lagares -Penafiel.

O objetivo desta visita foi dar a conhecer a todos os parceiros e produtores locais o funcionamento e constituição da área certificada em AB da ESAC constituída por produção animal, vegetal e plantas ornamentais. Fomos recebidos pelos docentes da Escola Agrária e a visita iniciou-se com o acompanhamento aos campos de ensaios e à loja de venda ao público dos produtos biológicos provenientes da ESAC.

De seguida, foi realizada a visita a uma exploração de hortícolas em Modo de Produção Biológico de D. Rosa Rodrigues que se situa nas proximidades dos campos de ensaio da ESAC e cuja venda é realizada exclusivamente ao consumidor final na modalidade de cabaz semanal e no mercado de produtos biológicos de Coimbra e de Figueira da Foz.

Durante o período da tarde visitou-se o mercado “Arouca Agrícola”, em Arouca, que consiste numa central de compras, iniciativa promovida pelo município de Arouca que promove os produtos locais a biodiversidade e o desenvolvimento económico da região. A central de compras é dinamizada pela associação Geoparque Arouca e conta com 70 produtores associados que escoam os seus produtos através da central com o mote de “produzir local, consumir local”, com os seguintes objetivos: estimular a produção local, combater o abandono das terras, promover novos produtos e produtores, aumentar a coesão territorial, promover a melhoria de práticas sustentáveis, incentivar o consumo local.

A visita terminou a uma agro-indústria familiar de transformação de cereal denominada , “Lume Agricultura & Padaria BIO”, localizada na freguesia de Escariz, concelho de Arouca, onde o grupo de participantes teve a oportunidade de conhecer novas formas de fabrico de pão, massas, doces entre outras iguarias de panificação.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend