3C, Destaques

Sessão divulgação PROVE – Projecto 3C – Cooperar em Circuitos Curtos

A ADER-SOUSA, através do seu coordenador José Sousa Guedes, participou no passado dia 8 de novembro, na sessão de lançamento do projecto de cooperação interterritorial “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, e do qual é chefe de fila, no território da DUECEIRA.

O projecto tem como objectivo contribuir para o reforço de uma estratégia que potencie a produção local, através do reforço da comercialização de circuito curto de produtos agro-alimentares, conciliando-a com práticas mais amigas do ambiente e da alimentação saudável, assim como com práticas inovadoras de economia circular, tendo por isso especial enfoque no PROVE, que é o circuito curto agroalimentar com maior sucesso em Portugal. Configura-se como uma abordagem inovadora que potencia uma economia de proximidade, mais solidária e equilibrada, estimulando o empreendedorismo em meio rural, a autonomia e a capacitação dos produtores agrícolas em que se consegue identificar a origem dos produtos, os quais têm um “rosto” e uma “voz”, criando-se laços de confiança e amizade entre quem produz e quem consome.

O evento foi bastante participado, contando com a presença para além de produtores, agricultores do território, de associações do setor e técnicos locais das entidades com interesse e trabalho na área.

A sessão contou também com a presença do Director Regional da Agricultura e Pescas da Região Centro, Engº. Fernando Martins, cuja intervenção focou a importância do trabalho de proximidade dos Grupos de Ação Local (GAL) e do seu papel na dinamização dos circuitos curtos agroalimentares numa conjuntura de crise em que urge regressar aos métodos tradicionais de comercialização.

Ana Souto, coordenadora da DUECEIRA e no seu papel de entidade anfitriã, reforçou a importância de criar elos favorecendo o trabalho colaborativo entre os agentes locais numa ação que visa a valorização da atividade agrícola, o aumento dos rendimentos dos agricultores, a reeducação alimentar dos consumidores através de uma alimentação mais saudável e sustentável e o combate ao desperdício alimentar. Objetiva-se com o presente projeto a criação do Cabaz PROVE das Terras da Chanfana.

A sessão contou com um produtor de Paços de Ferreira, Pedro Barbosa, que deu testemunho do seu caminho com o PROVE e do apoio d ADER-SOUSA, destacando todas as vantagens do PROVE.

Finalmente, foram apresentadas boas práticas locais, nomeadamente os projetos “Mercadinho Fora d’Horas” pela ACTIVAR/CLDS e “Coisas da Quinta” pela ARCIL.

A iniciativa é apoiada no âmbito do PDR2020- Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020.

 

 

 

 

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend