Ader-Sousa, Destaques, Outros, Seminários

Sessão de Apresentação do Projeto Aldeias Sem Fronteiras, na Terra Fria Transmontana

Foi em Miranda do Douro, no auditório do Pavilhão Multiusos, que decorreu a sessão de apresentação do projeto Aldeias Sem Fronteiras, no dia 22 de fevereiro. A sessão, que reuniu os promotores do projeto – A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e a CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina – contou com a presença de vários agentes locais, da Terra Fria Transmontana. 

O Aldeias Sem Fronteiras está a ser implementado nas Terras do Sousa e na Terra Fria Transmontana, com um carácter experimental e pretende testar uma metodologia de estímulo ao desenvolvimento pessoal e intergeracional, contribuindo para a participação comunitária e para a promoção do crescimento individual na comunidade,  através da animação sociocultural, estabelecendo uma rede de parcerias formais e informais, com vista à realização de actividades conjuntas.

A sessão de abertura, contou com a presença da Sra Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Dra Helena Barril, que sublinhou a importância deste projeto para ambas as regiões. A ADER-SOUSA, teve oportunidade de partilhar a sua experiência e atividades desenvolvidas, na sua área de atuação, uma vez que contam já com mais de 40 atividades realizadas, no âmbito deste projeto. A aceitação do Aldeias Sem Fronteiras, por parte dos agentes locais e da comunidade, tem sido um aspeto positivo e um bom indicador de que este projeto está a cumprir com os seus objetivos.

A presença dos presidentes de junta da região da Terra Fria Transmontana – freguesias dos Concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais –  enriqueceu o debate e possibilitou desenvolver um conjunto de ideias, entre os presentes, capazes de adaptar o projeto à realidade sociocultural e demográfica da referida região.

Foi ainda discutida a importância de se solidificar o projeto de forma a que o mesmo possa ter continuidade, depois da sua conclusão. Sobre isso, Luísa Pires, coordenadora da CoraNE, salientou e sensibilizou,  para importância de um trabalho de cooperação e a necessidade de envolver todos os agentes locais, por forma a salvaguardar essa continuidade. Não menos importante, José Sousa Guedes, coordenador da ADER-SOUSA, esclareceu os presentes que este projeto irá permitir criar um manual de boas práticas para garantir a sua transmissibilidade.

O cruzamento intergeracional que este projeto proporciona, permite colmatar o isolamento dos mais idosos e por outro lado, a partilha de conhecimento aos mais novos, de forma a que a identidade cultural de cada região, não se perca.

O lançamento do 1º concurso de fotografia, “Descobrir a natureza das Aldeias Sem Fronteiras”, foi ainda um dos momentos altos desta sessão.  O concurso arrancou no dia 1 de março e os interessados têm até 31 de maio, do presente ano, para submeter o seu trabalho. O regulamento e informações sobre o concurso, está disponível na página do Aldeias Sem Fronteiras

 

 

 

 

 

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend