Expandir ▼

EMERN-Q

Empreendedorismo em Meio Rural Norte

Qualificação de Micro e Pequenos Negócios

O EMERN-Q foi um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, destinado a alavancar os negócios e as empresas criadas na região Norte e visou dar continuidade ao anterior EMER-N.


MISSÃO

Dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto EMER-N, alavancar os negócios e as empresas criadas (Qualificar), aumentado substancialmente a taxa de sobrevivência e sucesso dos negócios criados


PÚBLICO-ALVO

Primário: Promotores Apoiados no EMER-N
Secundário: Todas as Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região Norte, incluindo ENI


OBJECTIVOS

  • Sobrevivência Empresarial
    Apoiar os empresários nas áreas da gestão (planeamento, organização empresarial, gestão de RH, etc.) ajudando-os e qualificados para áreas fundamentais à sua sobrevivência.
  • Competitividade
    Apoio no melhoramento de produtos e serviços, na resolução de problemas processuais e na definição da estratégica empresarial com apoio do conhecimento técnico e científico corporizado pelo SCTN da parceria.
  • Know-How
    Identificação de casos de sucesso e troca de experiência de outros atores com dimensão empresarial idêntica, assume um papel preponderante em qualquer estratégia de apoio
  • Diferenciação
    Fomentar ações de diferenciação, inovação como forma de abordar os novos desafios empresariais e fazer face à atual crise económica global, ajudando os empresários a identificar oportunidades e posicionarem-se com produtos mais adequados à procura.
  • Cooperação e Coopetição
    Estratégias de parceria, como a principal estratégia para combater as questões da dimensão. Assim promoção de ações de mútuo conhecimento com vista a fomentar atividades de parceria, cooperação e coopetição, com vista a debelar os aspetos críticos que se deparam a estas empresas.
  • Comercial
    Criação de mecanismos de auxílio à comercialização dos produtos e serviços, apostando numa “exposição” e “visibilidade”.

EXECUÇÃO

A ADER-SOUSA para a execução deste projecto contou com o apoio técnico especializado da DG Consulting, que apresenta uma larga experiência na prestação de serviços de consultoria financeira e de gestão a micro, pequenas e médias empresas, a entidades de natureza pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, assim como, dedica-se ao desenvolvimento e acompanhamento de projetos de investimento financiados com incentivos financeiros nacionais e comunitários.

Na qualificação de cada promotor foram implementadas as seguintes fases de trabalho:

A consultoria prestada assentou na metodologia EMER, que prevê uma avaliação das necessidades críticas, acompanhamento próximo e atento dos empresários, capacitando-os, entre outras, com valências técnicas em áreas relacionadas com:

  • Plano de negócio e estudos de viabilidade;
  • Enquadramento fiscal;
  • Estratégia comunicacional e marketing;
  • Recursos humanos e apoios à contratação;
  • Apoios comunitários (PT2020, PDR2020);
  • Processos de licenciamento;
  • Registos de marca.

O Programa EMERN-Q possibilitou às empresas da região 2547 horas de consultoria em áreas de qualificação específicas, tendo sido apoiados um total de 66 micro e pequenos negócios.

Para além do trabalho de mentoria / capacitação desenvolvido, o EMERN-Q nas Terras do Sousa proporcionou aos empresários as seguintes ações de qualificação e promoção dos negócios:

  • Duas sessões de divulgação do projeto (Lousada e Paredes)
  • Feira de empreendedores do EMERN-Q (desenvolvida em Braga nos dias 23 a 24 de julho)
  • Três sessões de networking (duas online e uma presencial)
    • Licenciamentos das Atividades Económicas
    • Obrigações e benefícios fiscais
    • RGPD para Empresas
  • Três vídeos promocionais
  • Publicação de divulgação dos empreendedores apoiados

A 1º Edição no Programa EMERN realizou-se em 2018/2019, sendo que o sucesso deste programa e o seu contributo para a criação e maturação dos negócios da região Norte originou a criação da presente edição do programa que ocorreu entre 2021/2022.

Dos 66 empreendedores apoiados, 23% participaram na 1º Edição do EMERN, o que demonstra que os empresários das Terras do Sousa necessitam e reconhecem a importância deste apoio (consultoria / qualificação) às suas empresas / negócios.

 

RESULTADOS

A implementação do projeto resultou na capacitação das empresas participantes. O apoio prestado aos empresários contribuiu para a manutenção das atividades empresariais nas Terras do Sousa. Impulsionou-se a capacidade de investimento e autonomia financeira de vários empresários inscritos. Várias ações de consultoria resultaram na definição de estratégias de comunicação e marketing mais assertivas e eficazes. O projeto contribuiu para a redução da vulnerabilidade das empresas apoiadas, assim como para o aumento da sua competitividade. As ações de qualificação incidiram, maioritariamente, nas temáticas relacionadas com planos de negócios e estudos estratégicos. A definição de estratégias de comunicação e marketing digital também apresentou um peso significativo nas ações de qualificação implementadas.

Finalmente os resultados alcançado superaram em muito as metas definidas em candidatura, tal como se pode observar nos quadros seguintes:

VÍDEOS

PUBLICAÇÃO

MANUAL EMERN-Q EMPRESAS QUALIFICADAS

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend