Ader-Sousa, CERTRA, Destaques, Produtos Locais

Projeto CERTRA promove visita aos campos de ensaio, na Escola Superior Agrária de Coimbra

No passado dia 5 de junho, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, realizou-se uma reunião da rede de ação que integrou uma visita aos campos de trigo e centeio, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Esta ação contou com a presença de 29 participantes, entre técnicos, docentes, entidades do setor de panificação e produtores de cereais. A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, marcou presença, juntamente com produtores de milho da região. 

Os participantes deste encontro, tiveram oportunidade de avaliar os ensaios de campo, que estão a decorrer na ESAC, dando especial atenção às características gerais das plantas de trigo e de centeio, nomeadamente, a resistência a doenças, alturas, uniformidade e produtividade. No âmbito deste projeto, estão a ser analisadas 26 variedades locais de trigo e 12 variedades de centeio.

Em contexto de sala, foi ainda realizada uma breve apresentação do projeto CERTRA, pela entidade líder, Instituo Politécnico de Bragança (IPB), onde foram realçados os objetivos, as tarefas e etapas a atingir no âmbito desta iniciativa.

Houve ainda espaço para abordar o projeto LIVESEEDING , pela IPC – ESAC, tendo sido destacado o trabalho desenvolvido no âmbito do melhoramento das variedades tradicionais, processo de seleção das sementes em sistemas participativos e o incentivo ao uso de sementes provenientes de programas de melhoramento em agricultura biológica e outros sistemas agrícolas sustentáveis.

Foram ainda divulgados os resultados das avaliações de campo, pela a ESAC,  onde se destacaram os resultados obtidos dos ensaios de centeio. Este encontro finalizou com um debate, onde todos os participantes expuseram as suas preocupações relativamente ás questões de fornecimento, concentração e escoamento dos cereais. Ainda nesse seguimento, 0 estrangulamentos constatados no âmbito dos sistemas da agro – indústria de pequena escala, a importância da transmissão do conhecimento e sensibilização ao consumidor final, foram também alvo de reflexão.

.

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend