Ader-Sousa, CERTRA, Destaques, Outros

Programa VASO – Apresentação

O auditório da  Cooperativa Agrícola de Lousada (COPAGRI), recebeu, no passado dia 1 de fevereiro, a apresentação do Programa VASO, onde se insere o projeto CERTRA – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais  Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal e onde estiveram presentes vários produtores de milho da região, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC -IPC ) e a ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, entidades parceiras do programa.  

No âmbito da  apresentação do Programa VASO, foram apreentados os projetos CERTRA e LIVESEEDING. O Prof. Pedro Mendes Moreira, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC -IPC ), teve oportunidade de delinear os objetivos, desafios e metas dos projetos supracitados, especialmente do projeto CERTRA, que tem forte ligação à região do Vale do Sousa, uma vez que está a ser desevolvido com a cooperação dos produtores de milho tradicional, dessa região, especialmente de Lousada e Felgueiras. “Felgueiras e Lousada, são os concelhos que têm maior produção de milhos regionais”, referiu Engº José Sousa Guedes, Coordenador da ADER-SOUSA.

Um ponto central da apresentação foi, por isso, a valorização das populações de milho do Vale do Sousa, destacando-se o seu potencial gastronómico na produção de broa, ressaltando a importância de todo o trabalho realizado nos últimos 30 anos.  Engº José Sousa Guedes, explica que com o projeto CERTRA foi possível “fechar o circuito, ou seja, começamos a trabalhar também a parte da moagem e a parte da produção de pão ou broa, com estas farinhas regionais e passamos a valorizar essas mesmas farinhas, para que tenhamos mais produtores a produzir milhos regioanis”.

Ainda nesse encontro, Engº André Pereira da ESAC -IPC, partilhou os resultados do ensaio de populações de milho branco do Vale do Sousa, realizado no campo de um agricultor associado, em Lousada. Os resultados incluíram as avaliações dos membros da cadeia de valor (agricultores, moleiros), conduzidas com o auxílio da aplicação SEEDLINKED, desenvolvida para o efeito, e uma comparação com os dados agronómicos disponíveis.

Após as apresentações, houve espaço para o debate com os participantes. Os participantes e membros da cadeia de valor discutiram diversos tópicos relevantes. Inicialmente, abordaram temas, como as contaminações das farinhas de milho e dos produtos que a incluem, notícias que tem sido veiculadas pelos meios de comunicação social, e que são cruciais para garantir a segurança alimentar.

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend