Destaques, Outros

MANIFesta – Assembleia Regional do Norte

Decorreu no passado dia 16 de maio, em Quintandona, a Assembleia Regional da MANIFesta na região Norte, promovida pela ANIMAR, com o apoio da ADER-SOUSA e da CASA do XINÉ – Associação para a Promoção e Desenvolvimento Cultural de Quintandona. O evento contou com 27 participantes em representação de 11 entidades e foi dedicada à apresentação do processo da MANIFesta e ao enquadramento da participação dos associados da Animar no âmbito da mesma.

A sessão iniciou-se com as boas-vindas por parte do Presidente da junta de freguesia de Lagares e Figueira, Nuno Coelho, do Coordenador da ADER-SOUSA, José Sousa Guedes, e de Jorge Claro, em representação da Direção da Animar.

Célia Lavado, coordenadora da iniciativa, fez o enquadramento e a apresentação do pré-programa da MANIFesta, e apresentou as condições para participação dos associados. Seguiu-se um pequeno debate com propostas para por parte de alguns dos presentes, designadamente de Ana Dinis, em representação da EDUPA, que destacou a importância de haver uma reflexão sobre como é que se educa para o Desenvolvimento Local, tendo sido questionada a forma de participação dos jovens no associativismo e, em particular, na MANIFesta.

No período de auscultação dos associados, cada uma das entidades presentes fez uma breve apresentação sobre o seu trabalho, identificação das suas principais fontes de financiamento e das preocupações sobre o futuro, destacando-se a necessidade de pensar lógicas de:

– alternativas de financiamento, sobretudo em articulação com o Orçamento de Estado;

– financiamento em consistência com as características dos territórios e a avaliação de impacto dos projetos;

– maior adaptação dos financiamentos à realidade, numa perspetiva de co-construção dos territórios;

– relação da economia social e com as empresas;

– relação dos financiadores com as entidades, sobretudo no que respeita ao acompanhamento pedagógico dos projetos;

– novas práticas e experiências para o futuro, sobretudo para as pessoas que estão excluídas das respostas típicas;

– trabalho em rede: comunidade – organizações, plataformas/espaços de participação – Municípios e CIM’s;

– medidas de apoio à capacitação das comunidades, que possibilitem a descodificação de programas/financiamentos e fomentem o envolvimento e o diálogo com todas as pessoas, passando assim os beneficiários a ser verdadeiros actores dos processos.

De tarde, foi apresentado por Belmiro Barbosa, presidente da Casa do Xiné, todo o processo de desenvolvimento da aldeia de Quintandona, que se iniciou em 2003, com um projecto de recuperação do património edificado público e privado, promovido pela ADER-SOUSA e o Município de Penafiel, e que ao longo destes quase 20 anos, foi seguido de diversos investimentos, a grande maioria também financiados através da ADER-SOUSA, como seja a construção/recuperação e aquisição de equipamento da Casa do Xiné, a Casa de Valvisto, a Casa do Aguieiro, juntado-se outros projectos como o Wine-bar Casa da Viúva, o Centro Interpretativo da Rota do Românico e a Casa Vizinha da Viúva. Brevemente será iniciada a execução do projecto Centro Rural Pedagógico – Casa do Amásio financiado pelo PDR2020. A aldeia de Quintandona organiza, no 3º fim de semana de Setembro de cada ano, a Festa do Caldo, evento gastronómico e cultural, que envolve cerca de 200 voluntários e recebe quase 20.000 visitantes. O dia terminou com uma visita à aldeia e compra de produtos da aldeia por parte dos participantes.

A MANIFesta vai decorrer a 1 e 2 de Julho, na Covilhã.

 

Texto – Animar/ADER-SOUSA
Fotos – Animar

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend