3C, Ader-Sousa, Destaques, Produtos Locais

II Encontro Nacional PROVE 3C

A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e os produtores da região do Sousa, marcaram presença no II Encontro Nacional PROVE 3C, realizado no território do Cávado, nos dias 20 e 21, do presente mês. A organização esteve a cargo da ATHACA – Associação de Desenvolvimento Local. 

Este II Encontro Nacional, reuniu 90 participantes, entre produtores agrícolas e consumidores PROVE, técnicos e dirigentes de entidades de várias regiões do país, que integram a denominada Rede PROVE, e que trabalham em parceria na temática dos circuitos curtos agroalimentares, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os intervenientes.

Ao longo dos dois dias, o programa de atividades, que se distribuiu por Vila Verde, Amares e Braga, foi diversificado.

No dia 20, iniciou-se nas instalações da ATAHCA em Vila Verde, com uma oficina prática sobre como “Identificar, caracterizar e conservar sementes”, da responsabilidade do Banco Português de Germoplasma Vegetal do INIAV, tendo a manhã terminado com a apresentação de um Showcoocking pela equipa do projeto “CÁVADO …COM SABOR”. A tarde do mesmo dia foi toda preenchida com visitas técnicas a explorações agrícolas PROVE em Amares e Braga, onde foram ministradas oficinas práticas sobre temas ligados, à agricultura sustentável, nomeadamente a identificação e caracterização de insetos auxiliares e úteis e de as boas práticas higiene e segurança alimentar na colheita, pós-colheita e distribuição de produtos hortofrutícola

Na manhã do dia 21, realizou-se um Workshop Participativo no auditório da junta de freguesia de Caldelas (concelho de Amares), com a apresentação do projeto de cooperação 3 C -Cooperar em Circuitos Curtos, a testagem da implementação de boas-práticas de Higiene e Segurança Alimentar em algumas explorações agrícolas PROVE do Cávado e do Vale do Sousa, a importância de se cuidar da Saúde do Solo, a visão do PROVE pela voz dos sues consumidores e a Implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.

Estas oficinas e palestras contaram com a colaboração de docentes da Universidade Católica do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Para José Sousa Guedes, coordenador da ADER-SOUSA, estes encontros são de grande relevância uma vez que “permitem a que os produtores, de dentro e fora do território, se encontrem e troquem ideias. Por outro lado, as visitas às explorações, proporciona o contacto com outras realidades, novas experiências que se traduzem em aprendizagem para todos.”, refere.

Ainda sobre o II Encontro Nacional PROVE 3C , José Sousa Guedes destaca que “tivemos a componente em sala, onde também estiveram presentes dois consumidores que elogiaram muito o PROVE, principalmente na perspetiva de facilitar o acesso aos legumes, ou seja, o não terem que se deslocar a um sitio para comprar, porque eles “vão ter com eles” a casa ou ao local de trabalho.”

Este Encontro integrou-se numa atividade do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local, a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.

 

Anterior

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend