Escritaria com Ana Luísa Amaral

De 16 a 23 de outubro, a vida e obra de Ana Luisa Amaral será celebrada em Penafiel na Escritaria. Penafiel prestará assim homenagem a um grande nome da poesia, que, infelizmente, nos deixou recentemente, mas cuja marca de excelência literária estará sempre connosco e tatuada em território penafidelense.

Por toda a parte, em todos os cantos e recantos de Penafiel e de diversas formas e feitios, será visível a contaminação literária pelas palavras e pela vida de Ana Luísa Amaral. Apesar de esta ser a primeira edição da Escritaria em formato de homenagem póstuma, Penafiel irá igualmente inaugurar a escultura da escritora e uma frase que marca a cidade para memória futura, a par com os anteriores homenageados.

Aliás, uma das novidades desta edição é precisamente a inclusão do “Descerramento da frase e inauguração da escultura”, mas também da “Inauguração da Arte Pública” e da Inauguração da exposição de Ana Luísa Amaral na Biblioteca Municipal – ocasiões com grande simbologia – nas transmissões on-line, a par com outros momentos importantes da Escritaria que, nas últimas edições, já tem vindo a ser transmitidos via streamming através das redes sociais da Escritaria e da Câmara Municipal de Penafiel, como a “Conversa em torno da poesia de Ana Luísa Amaral” ou a Conferência “Vida e Obra de Ana Luísa Amaral”, de forma a envolver cada vez mais a comunidade e todos os amantes desta festa das palavras, mesmo aqueles que, por razões diversas, não poderão estar presentes fisicamente.

Nesta 15ª edição, a comunidade escolar volta a estar envolvida na iniciativa, através da conceção de peças de arte pública espalhadas pelas ruas do centro da cidade e montras do comércio local. Além disso, os “Caminhos da Poesia”, extensíveis a toda a programação, vão colocar todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, todos os Agrupamentos Escolares do concelho e ainda as IPSS’s, em contacto direto com a obra da homenageada, através de contadores de histórias, poesia com música e biblioteca itinerante, de forma a descentralizar o evento para as várias freguesias do concelho.

Fonte: Município de Penafiel (https://www.cm-penafiel.pt/com-palavras-cantadas-declamadas-pintadas-e-representadas-assim-sera-celebrada-ana-luisa-amaral-em-penafiel/)

Consulte o programa

 

Data

Out 21 2019 - Out 27 2019

Organizador

Município de Penafiel
Telefone
255710700
E-mail
turismo.penafiel@cm-penafiel.pt

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções