
Auto dos Reis Magos
Mais uma vez vai acontecer o Auto dos Reis Magos na Aldeia de Figueira, em Penafiel. O evento vai decorrer nos dias 11 e 12 de Janeiro, contando com concertos, teatro, gastronomia, artesanato e, principalmente, com duas encenações do Auto dos Reis Magos, que envolve mais de meia centena dos 350 moradores da aldeia, numa manifestação colectiva de enorme significado.
As origens deste Auto remontam provavelmente à Idade Média e ao seu teatro religioso, apresentado na altura no adro das igrejas. O seu conteúdo verbal e de forma da sua apresentação chegaram até aos nossos dias, passando de pais para filhos. No princípio do século XX viu a sua representação interrompida em virtude de um anticlericalismo feroz que surgiu com a implantação da República. Retomado em 1929, esta Auto era apresentado como forma de angariar fundos para a realização das festas de Santa Marinha, padroeira da outrora freguesia da Figueira. Até ao ano de 1967, a sua passagem de geração em geração continuou a ser feita verbalmente. Só nesse ano o Padre Luís Gouveia coligiu a letra do Auto.
Gravados e apresentados pela RTP em 1971, tiveram nessa altura o seu ponto mais alto, mas também novo interregno até 1985. Em 1985, a Associação Desportiva e Recreativa F.C. de Figueira chamou a si a responsabilidade de organizar a representação do mesmo Auto, realizando-o de dois em dois anos tendo sido a ultima representação em 2010.
Em 2015, no âmbito do HFA promovido pela Ader-Sousa em estreita colaboração com o Município de Penafiel, o Junta de Freguesia de Figueira lagares, a Associação de Desenvolvimento de Lagares e a Associação Futebol Clube de Figueira, foi retomada a realização do Auto dos Reis Magos, com enorme sucesso e numa periodicidade bianual, não se tendo realizado em 2019 para em 2020 coincidir com os 250 anos de elevação de Penafiel a cidade.
Programa:
Sábado – 11 Janeiro
11h00 – Abertura da feira
14h30 – Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento de Figueira
16h00 – Rancho Folclórico de Ordins
17h00 – Os do Costume – Grupo Musical da Associação para o Desenvolvimento de Paço de Sousa – Casa do Sousa
18h00 – Ecos dos Acordes Esquecidos – Teatro musical da Escola da Banda Musical de Lagares – Casa do Pontes
19h30 – Parada para a aldeia velha (início da caminhada para o auto) – Grupo Musical Bandalhada
20h00 – Auto dos Reis Magos – com pequenos espectáculos de rua durante a parada
21h30 – Cardo Roxo – Monte das Oliveiras
22h30 – Contos Musicados – Cláudio Barruma, Marco Nogueira & outros contadores
Domingo – dia 12 Janeiro
10h00 – Missa solene
11h00 – Inauguração do coreto com actuação da Banda Musical de Lagares
14h30 – Nasceu o Salvador – Grupo de Teatro do Orfeão de S. Pedro da Cova – Casa do Sousa
15h30 – Parada para a aldeia velha (início da caminhada para o auto) – Grupo Musical Bandalha
16h00 – Auto dos Reis Magos – com pequenos espectáculos de rua durante a parada
19h00 – Orfeão de S. Pedro da Cova
Esta iniciativa é organizada pelo GENOMA – Grupo de Educação e Estudo da Natureza Orientado ao Montanhismo, Astronomia e Actividades ao Ar-livre, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira, em estreita colaboração de toda a comunidade local.