Foi promovido pela Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, no dia 9 de Julho, e no âmbito do “Concurso de Melhor Cebola de Penafiel” 2021, o “Concurso de Melhor Campo de Cebola de Penafiel 2021”, onde participaram 5 produtores.
O concurso visa essencialmente dar continuidade à tradição secular da produção e da comercialização deste produto endógeno e consequentemente apoiar todos os produtores locais na promoção e comercialização da Cebola de Penafiel.
ADER-SOUSA tem vindo a apoiar esta Confraria no processo de valorização da Cebola de Penafiel IG(P), e, após quatro anos de trabalho em parceria com a Confraria, a Cooperativa Agrícola de Penafiel e a EPAMAC, a semente de Cebola de Penafiel encontra-se registada no Catálogo Nacional de Variedades (CNV) e no catálogo comum da União Europeia, e muito em breve será submetido o pedido de registo de Qualificação Protegida como Indicação Geográfica da Cebola de Penafiel.
Fizeram parte dos elementos do júri 1 elemento da ADER-SOUSA, da EPAMAC e da Coopenafiel e 4 elementos da Confraria do Presunto e da Cebola . Os aspetos a considerar na avaliação foram os seguintes: área de produção, aspetos geral de produção (desenvolvimento vegetativo, homogeneidade dos bolbos) e a presença visível de problemas na produção.
A entrega dos prémios será realizada durante a feira secular de S. Bartolomeu 2021, no recinto do Sameiro, em Penafiel, conjuntamente com o já habitual “Concurso de Melhor Cebola de Penafiel”, integrado na feira de São Bartolomeu que irá decorrer entre 14 a 24 de Agosto.