Ader-Sousa, Destaques, Tâmega e Sousa

Apresentação Pública dos Resultados do Projeto “Caminhos de Peregrinação do Tâmega e Sousa”

No passado dia 16 de novembro, o Mosteiro do Pombeiro, em Felgueiras, foi palco da apresentação pública dos resultados do projeto “Caminhos de Peregrinação do Tâmega e Sousa”.  A iniciativa, que contou com uma excelente adesão, marcou o culminar de um trabalho árduo realizado ao longo de duas fases distintas.

O projeto, financiado pelo Norte2020 e integrado na EEC PROVERE – TURISMO PARA TODOS, desdobrou-se em duas fases. Na primeira fase (2020-2021), uma equipa liderada pelo Prof. Brochado de Almeida realizou um estudo aprofundado sobre os caminhos de peregrinação da região, culminando na criação de uma monografia de divulgação dos caminhos; e a Spaceworkers elaborou um manual de boas práticas sobre intervenção em caminhos, que servirá para criar uma linguagem comum entre as futuras intervenções em caminhos de peregrinação no território.

A segunda fase (2022-2023) foi marcada pela criação de um logo e um conjunto de folhetos e respetivo suporte, desenvolvido pela Pontiletras, que estarão disponíveis brevemente nas lojas de turismo do território; pelo desenvolvimento de uma web/app pelo Atelier Alves, que permitirá a todos percorrer os caminhos de forma autónoma; bem como de uma linha de merchandising (“kit do caminhante”) composta por elementos essenciais para os caminhantes. Finalmente, foi ainda implementada a sinalética num dos caminhos, para servir de teste para futuras situações.

A sessão contou com a presença de todos os que colaboraram na realização do projeto, onde cada um apresentou o resultado da sua participação no mesmo.

Foram mais de 60 os participantes que encheram um dos espaços do Mosteiro de Pombeiro, tendo o fecho contado com a presença do Senhor Eng.ª Beraldino Pinto, Vice-presidente da CCDRN, que enalteceu o trabalho de cooperação entre as entidades envolvidas no projeto e reconheceu a importância do mesmo para a região.

No final, a cada participante foi oferecida uma monografia e um “kit do caminhante”, composto por uma power-bank com lanterna, um colete reflector, uma bolsa para os transportar e dois bastões de caminhante.

Todos os interessados podem ficar a conhecer os caminhos através do site www.caminhosdeperegrinacao.pt, que brevemente também estarão disponíveis por app e assim desfrutarem das paisagens e da riqueza cultural que os caminhos de fé proporcionam. Além dos percursos, o site disponibiliza muita informação sobre o território, bem como a história de cada percurso.

De realçar que foram ainda criadas ferramentas inclusivas, para que todos, de igual modo, possam ter acesso à informação e experienciar os Caminhos de Peregrinação do Tâmega e Sousa, de forma acessível e facilitada. Nesse sentido, o site/app dispõe de funcionalidades direcionadas para quem tem dificuldades de leitura e audição. Ainda numa ótica inclusiva, a sinalética permite a sua leitura por braille.

O resultado prático do projeto, reflete a qualidade do trabalho desenvolvido, a sua importância na promoção do turismo regional e na preservação dos caminhos históricos de peregrinação. A concretização deste projeto representa um marco significativo no desenvolvimento turístico da região do Tâmega e Sousa, contribuindo para a diversificação da oferta e enriquecer a experiência dos visitantes.

É ainda de referir que a EEC PROVERE – TURISMO PARA TODOS teve como parceiros, para além da ADER-SOUSA, a CIM do Tâmega e Sousa, a Dolmen, a Associação de Municípios do Vale do Sousa (Rota do Românico) e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend