Ader-Sousa, Destaques, PNAES, Seminários

Apresentação do Projeto “𝐏𝐞𝐧𝐬𝐚𝐫 𝐆𝐥𝐨𝐛𝐚𝐥, 𝐀𝐠𝐢𝐫 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥… à 𝐦𝐞𝐬𝐚.”

A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, marcou presença na apresentação do projeto “Pensar Global, Agril Local … à mesa.”, do qual é parceiro, que decorreu na tarde do dia 07 de fevereiro, no auditório da Cooperativa Agrícola de Felgueiras. 

“Pensar Global, Agir Local … à mesa.” é um projeto financiado pelo PDR2020,  no âmbito do PNAES – Plano Nacional de Alimentação Equlibrada e Susténtavel. Trata-se de um projeto liderado pela DOLMEN e reúne como parceiros a ADER-SOUSA, a PROBASTO, ADRIMAG e a CIM – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O projeto, apresentado por Luís Soares, Coordenador-Geral da DOLMEN, alia a alimentação saudável, sustentabilidade e desenvolvimento local e global e tem como objetivos centrais promover a adoção de uma alimentação equilibrda, incentivar o consumo de produtos locais, promover a economia e desenvolvimento do Tâmega e Sousa.

Na sessão de abertura do evento, onde usou da palavra o Vereador Joel Costa, em representação do Município de Felgueiras, Pedro Cepeda, Presidente da ADER-SOUSA, José Peixoto Lima, Presidente da Câmara  de Celorico de Basto e representante da PROBASTO e CIM  – Tâmega e Sousa e Gabriel Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da DOLMEN, foi transversal a concordância de todos os intervenientes quanto à vantagem do trabalho de cooperação ente as entidades locais neste projeto, tendo esse factor sido destacado como “fundamental”, por Gabriel Carvalho.

Pedro Cepeda, Presidente da ADER-SOUSA, deu destaque à pertinência do projeto para a região, uma vez tratar-se de uma ação bastante abrangente a várias áreas e setores; “envolve as escolas, a saúde, a promoção de hábitos de alimentação saudável, promove a nossa economia local, através do mapeamento dos nossos produtores da região, valoriza dos nossos recursos endógenos e, por outro lado, tem preocupações sob ponto de vista da sustentabilidade ambiental(…), tendo tudo para ser um sucesso e um projeto marcante no nosso território”, referiu.

O “Pensar Global, Agir Local … à mesa”, vai ser implementado nas escolas, junto dos alunos do 1º ciclo, como forma de incutir, desde logo, nos jovens da região a proximidade com estas temáticas, sensibilizando-os para a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis e para que, no seu ambiente familiar, possam influenciar nesse sentido. “É importante fazer esta literacia junto dos mais jovens, pois eles vão-se encarregar de transmitir esses hábitos aos mais velhos”, referiu Pedro Cepeda, na sua intervenção. Para esse efeito, estão previstas diversas ações, junto desses jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Nesta sessão de apresentação, houve ainda espaço para uma “mesa redonda”, com o tema “Conectando sabores e saúde: a alimentação saudável com produtos locais”, que contou com a participação de Helena Real, Marta Pinto e Isabel Gomes, profissionais da área da nutrição e saúde e com a moderação da nutricionista, Ângela Ferreira. Nesta atividade, foram discutidas várias possibilidades que podem, de forma prática, promover a alimentação saudável, tendo como base os produtos locais.

A expectativa da ADER-SOUSA, enquanto parceira do projeto é que “quando o projeto terminar, possamos estar satisfeitos com esses resultados e esperançosos que nessa altura, o nosso território, neste domínio, seja um território mais evoluído”, referiu Pedro Cepeda.

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend