Ader-Sousa, Aldeias Sem Fronteiras, Destaques

Aldeias Sem Fronteiras promove encontro intergeracional, em Lousada

No dia 14 de junho, a ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, levou o projeto Aldeias Sem Fronteiras até ao concelho de Lousada, mais concretamente, a Meinedo. Um encontro intergeracional que ficou marcado com a realização de diversas atividades e muita partilha de vivências. 

O encontro, inicialmente previsto ser realizado no Parque do Areinho, em Meinedo, realizou-se na sede do Grupo Folclórico e Cultural “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, devido às condições climatéricas e contou com a presença do Movimento Sénior de Vilar do Torno, do Movimento Sénior de Aveleda, do Centro Social e Paroquial de Caíde de Rei, da ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo e dos alunos da turma do Curso Técnico de Desporto, da Escola Básica e Secundária de Rebordosa.

A presença destes  jovens, proporcionou uma interação diferenciadora e animada entre todos, através da prática da atividade física e realização de diversos jogos.  Para o aluno Diogo Leal, da referida escola, foi uma experiência muito positiva, tendo salientado que “a interação  é sempre boa, aprender com os mais velhos e até os mais velhos aprenderem connosco e é sempre bom trabalhar com pessoas desta idade. Está a ser uma atividade divertida”.

Jovens, movimentos sénior, atividade física e não poderia faltar a música. A música, numa vertente comunitária e social,  esteve presente através da musicoterapia. A jovem musicoterapeuta, Salomé Ferreira, realizou diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento da coordenação motora, rítmica, memória auditiva e interação social.  Para Salomé Ferreira, o projeto Aldeias sem Fronteiras “é de extrema importância. Promover o contacto intergeracional é assegurar, não só a partilha de vivências, mas acima de tudo, torna a vida de todos mais leve, mais animada e mais rica.”

O objetivo do encontro foi promover a interação entre diferentes gerações, valorizando o conhecimento e a experiência dos mais velhos e estimulando a criatividade e inovação dos mais jovens. A iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes, que elogiaram a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender com diferentes vivências. “Gostei. Nunca vim a um passeio tão bonito como hoje. Dancei sempre e brinquei com os jovens”, referiu Júlia Machado, do movimento sénior de Aveleda, no auge dos seus quase 90 anos de idade.

Maria do Céu Rocha, Vice-Presidente da ADER-SOUSA e Vereadora na Câmara Municipal de Lousada, referiu que o projeto “visa, acima de tudo, fortalecer as gerações, manter viva a nossa herança cultural e as nossas tradições, muitas vezes por via da intergeracionalidade. Tem-se promovido diversas atividades que promovem isso mesmo e hoje foi mais um desses fantásticos exemplos.”

“Pequenos e graúdos” reunidos no mesmo espaço, a partilhar sorrisos, experiências e a criar memórias de um dia marcante que  culminou com muita música popular proporcionada por um grupo de músicos, naturais de Meinedo.

De salientar que este encontro, contou com a parceria do Município de Lousada e da Junta de Freguesia de Meinedo.

O projeto Aldeias Sem Fronteiras continuará a promover encontros que visam fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social, sempre com o intuito de criar uma sociedade mais solidária e justa.

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend