Ader-Sousa, Destaques, Geral

Aldeias Sem Fronteiras – Conectar Gerações, Fortalecer Comunidades

Iniciou-se, no presente mês, o projeto Aldeias Sem Fronteiras, promovido pela ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e pela CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina. Este projeto, visa a animação territorial e o relacionamento inter-geracional.  303 é o número de atividades que serão realizadas em 9 concelhos e 40 freguesias das Terras do Sousa e da Terra Fria Transmontana. 

Cada vez mais se assiste ao isolamento dos mais idosos e à redução das relações inter-geracionais, perdendo-se o conhecimento das gerações mais velhas e não se estabelecendo pontes de ligação entre o passado e o futuro. O presente projeto, financiado no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, terá um carácter experimental com a perspetiva de se testar uma metodologia de estímulo do desenvolvimento pessoal e inter-geracional, contribuindo para a participação comunitária e para a promoção do desenvolvimento pessoal, através da animação socio-cultural, estabelecendo uma rede de parcerias formais e informais, com vista à realização de atividades conjuntas.

O carácter inovador deste projeto prende-se com a incidência em diferentes campos de atuação, valorizando os recursos do território, procurando alicerçar o projeto nas gentes locais, fomentado a coesão do território com base no espírito comunitário e participativo, na interligação social com componente intergeracional e na valorização dos recursos endógenos.

Pretende-se ainda, que o Aldeias Sem Fronteiras seja uma semente que germinará e deixará raízes futuras com vista ao desenvolvimento sustentável. Para o efeito ter-se-á em conta a igualdade de oportunidades para todos procurando-se a participação sem discriminação por género, raça/etnia, condição ou situação.

O projeto assenta em cinco eixos fundamentais: Eixo económico – no qual se pretende valorizar os recursos endógenos e estimular o empreendedorismo; Eixo ambiental – onde se pretende estimular a fruição da natureza, retirando as pessoas da sua zona de conforto e estimular o contacto entre elas, assim como, sensibilizá-las para a preservação do meio ambiente; Eixo cultural – com objetivo de estimular a fruição do património material e imaterial de cada concelho e freguesias envolvidas; Eixo educativo – no qual se pretende transmitir o conhecimento e as tradições inter-geracionais; Eixo capacitação / transferibilidade – onde se espera assegurar que o projeto seja apreendido por outros técnicos.

O Aldeias Sem Fronteiras estará aberto a toda a comunidade, nas regiões acima referidas e toda a comunidade será motivada a participar.

Nas Terras do Sousa, foi no concelho de Paredes que o Aldeias Sem Fronteiras se estreou, com a realização de jogos tradicionais e diversas atividades, no âmbito eduativo,  junto de crianças, nas freguesias de Cête e Parada de Todeia. Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel, entrarão no planemanto de atividades, no âmbito deste projeto, no próximo ano.

Os interessados, poderão acompanhar o projeto em https://asf.adersousa.pt/ e/ou através da página de Facebook – Aldeias Sem Fronteiras.

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend