Ader-Sousa, Destaques

ADER-SOUSA celebra três décadas de realização de sonhos e projeta novos desafios

“A ADER-SOUSA é uma concretizadora de sonhos”, resumiu a presidente da direção, Susana Oliveira, em dia de celebração dos 30 anos da instituição.

Embora com 31 anos de existência, a Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa (ADER-SOUSA) comemorou o seu 30.º aniversário esta quinta-feira, em Quintandona, no concelho de Penafiel.

Foi por isso, em jeito de balanço, que Susana Oliveira garantiu que os últimos anos têm sido de proximidade e de crescimento com os múltiplos associados.

Já em relação ao futuro, a presidente da direção da ADER-SOUSA está mais negativa e projeta várias incertezas nos próximos tempos.

A par da guerra, da inflação e da crise energética, a extinção das direções regionais de agricultura, anunciada pelo Governo, e a prevista redução das verbas para o desenvolvimento local, levanta agora várias questões.

“O quê que vai acontecer, que alterações é que vai provocar às associações de desenvolvimento local, com quem é que nos vamos articular, quais é que vão ser as nossas competências e as nossas atribuições no terreno, que papel é que vamos ter“, interrogou Susana Oliveira

Ainda assim, uma certeza: “o trabalho de proximidade da ADER-SOUSA não vai terminar”.

Outra das presenças – Idalino Leão – reforçou também a preocupação em torno da extinção das direções regionais de agricultura e pesca. O presidente da Lavoura de Paços de Ferreira lembrou a importância da ADER-SOUSA para a dinâmica e desenvolvimento local e deixou um apelo aos autarcas presentes para pedirem a revogação da decisão junto do Governo.

Também convidado a participar, Rui Azevedo, que está a colaborar com a ADER-SOUSA na avaliação do LEADER/DLBC e na definição da próxima estratégia local de desenvolvimento da ADER-SOUSA, elencou outros desafios para o futuro da Associação.

“Será importante nessa próxima estratégia tentar reforçar alguns aspetos eventualmente com menos sucesso do que a estratégia atual, nomeadamente tudo aquilo que tem a ver com projetos de natureza mais coletiva”, referiu.

A ADER-SOUSA foi criada em 1991 para envolver as instituições públicas e privadas dos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel e criar, assim, uma maior dinâmica financeira no território.

Preservar, valorizar e desenvolver os cinco concelhos unidos pelo rio Sousa é a missão da Associação.

 

Na sessão foi também apresentado o vídeo comemorativo dos 30 anos da ADER-SOUSA.

 

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Destaques

Send this to a friend