Ader-Sousa, Destaques

ADER-SOUSA – Aprovada, por unanimidade, a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das Terras do Sousa

No passado dia vinte e oito de junho, decorreu a assembleia geral da ADER-SOUSA (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa), no salão nobre da Câmara Municipal de Paredes, onde foi aprovada, por unanimidade dos associados presentes, a Estratégia Local Terras do Sousa | Território Sustentável 2023, a ser submetida pela ADER-SOUSA à 1ª fase de reconhecimento de Grupos de Ação Local e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027), até dia 14 do corrente mês.    

Dr. Pedro Cepeda, Presidente da Direção da ADER-SOUSA, salientou a importância da Estratégia de Desenvolvimento Local, para o futuro do território. De frisar que a EDL apresentada na assembleia, foi resultado de um trabalho coletivo (associados e ADER-SOUSA) que reflete as necessidades do território e elenca uma panóplia de reflexões capazes de potencializar o desenvolvimento das Terras do Sousa.

Como já referido, a 1ª fase desta estratégia está direcionada para o reconhecimento dos GAL (Grupos de Ação Local) e posteriormente, haverá uma 2ª fase designada por “Plano para a implementação da EDL”.

No âmbito da candidatura, apenas haverá apoio do fundo FEADER, mas a estratégia será mais abrangente, pois pretende-se que a mesma sirva de base para traçar as linhas do futuro e para justificar outros projetos, ações e iniciativas.

Foi também apresentado a todos os associados presentes, o diagnóstico realizado ao território, em formato SWOT, referindo os pontos fortes e os pontos fracos, as oportunidades e fraquezas, salientando que este diagnóstico também teve em consideração a avaliação da EDL do DLBC Rural | Terras do Sousa 2020, assim como documentos, estatísticas e contributos dos parceiros nas sessões realizadas.

A base desta estratégia, tem como desafio “assegurar a sustentabilidade dos sistemas produtivos de base rural, em harmonia com a qualificação do ambiente e da paisagem, garantindo as condições necessárias à satisfação das necessidades de vida, à qualificação dos habitantes e à valorização do património local.”

A EDL envolve trinta e dois parceiros que abrangem nove setores de atividades: Agricultura, Agroalimentar e Alimentação, Social, Ambiente e Floresta, Cultura e Património, Ensino e I&D, Turismo, Administração Local e Banca e Investimento.

Os resultados esperados, no âmbito desta estratégia, são inúmeros, bastante positivos e de grande impacto para todo o território do Sousa, realçando-se a perspetiva de crescimento e emprego nas zonas rurais, desenvolvimento da economia local e a promoção da inclusão social.

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend