AFAVEL, Destaques

Acções de consultoria no sector hortofrutícola

No âmbito do projecto de cooperação nacional AFAVEL – Agricultura Familiar e Valorização Territorial Sustentável em contexto de Alterações Climáticas, co-financiado pelo PDR2020 – Rede Rural, a ADER-SOUSA tem a responsabilidade de organizar acções de consultoria com o objectivo de dinamizar actividades em rede e de partilha de boas práticas envolvendo investigação, através da operacionalização de formas de apoio às pequenas explorações agrícolas numa perspetiva de adaptação às alterações climáticas.

Assim, no dia 16 de junho, decorreram duas acções de consultoria técnica no sector hortofrutícola. Durante a manhã foi na exploração da FRUIT’Art, situada no concelho de Penafiel, com uma área de produção de 1 ha de framboesa em estufa e 2 ha de limão, em modo de produção biológico, com zona de embalamento e armazenamento. E durante a tarde a acção aconteceu na exploração da D. Alda Rosendo, situada no concelho de Paredes, com uma área de 1 ha de hortofrutícolas, ao ar livre e sobre abrigo, em modo de produção convencional, para venda directa e de proximidade (metodologia PROVE).

Os parceiros da iniciativa AFAVEL responsáveis pela consultoria no território das Terras do Sousa foram a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Estiveram presentes 8 produtores locais, 1 elemento da cooperativa Agrícola de Penafiel a representar fruticultores do concelho, 3 consultores da DRAPN, 1 consultor da CONFAGRI e 2 técnicos da ADER-SOUSA, num total de 15 pessoas.

Durante a visita foram abordados diversos temas relacionados com a produção hortofrutícola, designadamente modos de fertilização, importância da utilização de variedades locais, selecção de sementes, rotação de culturas, monitorização dos recursos hídricos, reaproveitamento de águas, tratamentos de menor risco ambiental, controlo de pragas com a utilização de armadilhas, podas, polinização, importância das análises de solo, água, foliares e de resíduos no produto final, formas de colheita e do modo de apresentação do produto, dependendo do destino da produção final e ainda cuidados a atender nos processos de certificação.

Foi ainda referido durante a acção a importância do associativismo através do trabalho em parceria e da importância do apoio técnico específico na actividade agrícola, que permite obter maior rendimento, maior qualidade dos produtos a comercializar, assim como, maior consciencialização por parte dos produtores na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade ambiental do meio envolvente.

As próximas acções de consultoria serão no sector leiteiro e da suinicultura, no dia 23 de Junho, em Paços de Ferreira e Lousada, respectivamente.

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend