Produtos Locais

Acção de Sensibilização sobre a Valorização dos Milhos Regionais do Vale do Sousa / COPAGRI, ADER-SOUSA e ESAC

A 15 de março decorreu na COPAGRI uma ação de sensibilização sobre a Valorização dos Milhos Regionais do Vale do Sousa, cujo objectivo foi sensibilizar a comunidade local para a preservação dos recursos agrícolas locais e para a sua valorização.

A abertura da ação contou com a presença de um representante do município de Lousada e representante da COPAGRI.

Foram apresentados pelo Prof. Pedro Mendes Moreira e Engº André Pereira da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC) uma perspetiva histórica do projeto VASO (que é o projeto de melhoramento participativo mais antigo da Europa) e alguns dos resultados dos ensaios de seleção de germoplasma realizados nas explorações dos agricultores locais, que contemplaram 10 entradas de 3 populações melhoradas de variedades tradicionais e 3 populações dinâmicas de milho. Referiram-se os aspetos a ter em consideração na seleção das variedades, bem como na instalação de ensaios nos campos dos agricultores, referências quanto ao comportamento das variedades no local de produção e quanto à adaptação das variedades de milho regional no local de realização dos ensaios.

O objectivo principal desta ação foi pautado pela preservação da qualidade do material genético dos milhos e aumento da sua produção.

No âmbito desta acção de sensibilização foram ainda apresentados pela Prof. Isabel Dinis da ESAC os dados obtidos quanto à evolução da produção e do preço de milho em Portugal e na região, foram referidos as principais tendências na produção e no consumo na região do milho para grão, em particular bem como, a definição de estratégias de marketing adequadas que permitam aumentar a rentabilidade ao melhor preço, e os circuitos de comercialização que melhor se adaptam aos sistemas de produção específicos.

Foram ainda relatadas as experiências dos quatro produtores/ explorações locais envolvidas nos ensaios de selecção, cada produtor referiu também as suas expectativas quanto à produção, ao processo de transformação e ao escoamento dos produtos endógenos, em particular a broa, de elevado valor genético, bem-adaptada à região e de valor nutritivo.

A COPAGRI em conjunto com a ADER-SOUSA têm vindo a desenvolver um papel central na promoção da cadeia dos milhos regionais através do apoio aos agricultores locais sendo fundamental a partilha de conhecimento e de investigação, melhorias e estratégias de implementação de processos produtivos e de comercialização, assim como, ações de sensibilização para o consumo dos produtos locais que permitam o aumento de rendimento agrícola e desenvolvimento económico local.

Esta acção foi organizada pela COPAGRI, ADER-SOUSA e ESAC e contou com a presença de 17 participantes, desde técnicos municipais, produtores locais e da indústria de moagem

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend