Destaques, Estudos

Convite à participação no Inquérito do Projeto Bioecosys

Projeto Bioecosys “Procura de Serviços de Ecossistema da Floresta do Vale do Sousa”

A Católica Porto tem presentemente em curso, em colaboração com três outras Universidades, o projeto de investigação Bioecosys, que tem como principal objetivo estudar novas formas de tornar a floresta mais sustentável. Para este projeto foi definido como caso de estudo uma zona de floresta de aproximadamente 14 500 hectares que designamos por Floresta do Vale do Sousa.

Para o sucesso da investigação seria muito importante que aceitasse responder ao pequeno inquérito ao qual poderá aceder através da ligação em baixo. A sua resposta não tomará mais do que 10 a 15 minutos do seu tempo e poderá submetê-la através de um computador (preferencialmente) ou telemóvel, dispondo de acesso à internet e abrindo a seguinte ligação: http://ucpcrp.qualtrics.com/jfe/form/SV_4MYqk0erD2Uoo7Q

Para seu melhor esclarecimento adiantamos que o projeto Bioecosys assumiu como ponto essencial dos seus objetivos contribuir para o aprofundamento do Conhecimento a dois níveis:

  • dos reais dilemas produtivos entre os diferentes serviços de ecossistema da floresta: até que ponto uma gestão da floresta mais orientada para o aumento das produções com valor de mercado levaria a população local e a sociedade a perder, ou a ganhar, por exemplo, uma maior ou menor sustentabilidade dos ecossistemas, oportunidades de recreação, biodiversidade, etc.;
  • das preferências e valorização pela população local dos diferentes tipos de serviços da floresta de que poderão beneficiar mesmo não sendo proprietários, tais como: a beleza da paisagem, a minimização do risco de fogos ou o aumento da biodiversidade.

O projeto encontra-se presentemente numa fase intermédia do seu desenvolvimento, fase agora centrada na recolha de informação relativamente ao ponto (ii) acima, isto é, ao estudo da procura de serviços de ecossistema da floresta pela população local. Para esse efeito foi desenhado o inquérito objeto deste pedido de colaboração.

Desde já se agradece a sua contribuição para o bom sucesso do Projeto Bioecosys.

Pela equipa da Católica Porto do Projeto Bioecosys,
Miguel Sottomayor

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend