Destaques, Produtos Locais, Prove

SAFE AND CIRCULAR

A Ader Sousa promoveu no dia 28 de Abril, na Cooperativa Agrícola de Lousada, uma sessão para apresentar a investigação SAFE AND CIRCULAR que está a ser realizada pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica do Porto, da responsabilidade da doutoranda Ariana Macieira, com o objectivo de proporcionar a alguns produtores formas de garantir que os seus alimentos são seguros para consumo, ao mesmo tempo que utilizam os princípios da economia circular ao longo da sua cadeia de produção.

A investigação cruza-se com o projecto de cooperação interterritorial 3C – COOPERAR EM CIRCUITOS CURTOS, financiado pelo PDR2020, que tem como objectivo geral contribuir para o reforço de uma estratégia que potencie a produção local, através do reforço da comercialização de circuito curto de produtos agro-alimentares, conciliando-a com práticas mais amigas do ambiente e da alimentação saudável, assim como com práticas inovadoras de economia circular.

Há um grande desconhecimento por parte dos produtores sobre o que realmente vendem, existindo apenas uma expectativa da qualidade dos seus produtos, mas sem qualquer base científica, ou seja, não têm conhecimento da qualidade e segurança alimentar (nível de perigos biológicos, químicos e físicos) associados aos produtos que vendem, a qual está ligada principalmente às práticas culturais e aos factores de produção que utilizam. Assim, não podem assegurar junto dos consumidores se os seus produtos contêm alguma característica prejudicial ao seu consumo. Igualmente, em caso de realmente existir alguma contaminação, também desconhecem a sua origem, pelo que não saberiam onde deveriam actuar e que práticas e melhorias deveriam implementar.

Assim, através do projecto 3C irão ser acompanhados de 20 produtores da região Norte do País (10 do território da Ader-Sousa e 10 do território da Atahca) de forma a se perceber quais as características e nível de presença ou não de perigos biológicos, químicos e físicos nos produtos que comercializam. Seguidamente, com base nessa caracterização, ir-se-á verificar qual a origem (se existir) desses perigos e definir a estratégia para as anular e as boas-práticas a adoptar.

Brevemente iniciar-se-ão as visitas às explorações, na maioria de produtores PROVE, abrangidas pela investigação.

 

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend