AFAVEL, Destaques, Produtos Locais

Videoconferência: Projeto AFAVEL – Agricultura Familiar e Valorização Territorial Sustentável

No âmbito do projecto AFAVEL realizou-se a 19 de Janeiro o focus group nacional, por videoconferência, que contou com 22 participantes dos territórios dos parceiros (Norte, Centro e do Alentejo), que durante duas horas deram o seu contributo relativamente a algumas problemáticas existentes e à perspetiva dos próximos anos da agricultura familiar.

Entre os participantes encontravam-se agricultores e/ou transformadores, dirigentes e técnicos de cooperativas do sector agrícola, técnicos de desenvolvimento local, que contribuíram para a reflexão e debate face aos desafios ambientais e das alterações climáticas constatadas em cada território, no contexto da agricultura familiar.

 

 

Foram referenciados alguns aspetos quanto às fragilidades do agricultor familiar e o reconhecimento e importância da agricultura familiar nos territórios. Na reflexão foram abordadas temáticas relacionadas com o abandono da produção de cereal e da pequena agropecuária, agravamento da dependência alimentar, disponibilidade de água, o abandono dos sistemas de regadio, o acesso e a partilha de água, medidas para recuperação dos regadios tradicionais, custo da água, iniciativas implementadas por alguns produtores que permitem colmatar estes problemas. Também foram abordadas questões que sobre a valorização energética dos resíduos orgânicos e qual a sua preponderância na pequena agricultura familiar. Todas estas questões agravam-se em virtude de uma ausência de políticas, designadamente na reforma da PAC de 1992, específicas para o pequeno agricultor que lhe permita competir com os grandes produtores.

O grupo de participantes foi dando os seus contributos quanto aos modos de sensibilização a adoptar no âmbito da agricultura familiar para a captação de soluções mais adequadas face aos desafios constatados, tendo em vista contribuir para promover processos de sustentabilidade e de valorização sócio territorial.

No próximo dia 18 DE FEVEREIRO, decorrerão as Jornadas da Agricultura Familiar, mais uma iniciativa da desenvolver no âmbito do projecto AFAVEL, e que contará na sessão de encerramento com a Senhora Ministra da Agricultura.  Conheça o programa na íntegra 👇 e participe – inscrição obrigatória aqui

  • As inscrições encerram no dia 16 de fevereiro de 2021 às 10:30h.
  • Os grupos de trabalho estão limitados a um máximo de 150 participantes, não havendo limite para a inscrição nos momentos plenários.

 

Parceiros:

Financiamento:

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend