Ader-Sousa, Destaques

30 anos Ader-Sousa | 1991 – 2021

A Ader-Sousa, no passado dia 20, entrou no seu trigésimo ano de existência. A sua constituição foi assinada por oito entidades, quatro de Felgueiras e quatro de Paços de Ferreira, naquilo que se pode chamar “um casamento por conveniência”, “abençoado” pelo saudoso Eng.º Goulart Carrilho. Na realidade, cada um dos municípios tinha estabelecido uma parceria concelhia e apresentado a sua candidatura à IC LEADER, tendo-lhes sido proposto a sua junção uma vez que o território era contíguo e “a união faz a força”.

O “padrinho” foi o Dr. Arlindo Cunha, à época Ministro da Agricultura, numa cerimónia que decorreu no Mosteiro de Pombeiro, sede da Ader-Sousa até 10 de Setembro do presente ano, altura em que se procedeu a uma alteração de estatutos.

O primeiro presidente, e durante 13 anos, foi o Prof. Arménio Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Seguiram-se o Senhor Pedro Pinto durante 4 anos, também como presidente da mesma Câmara; o Dr. Celso Ferreira durante 9 anos, como presidente da Câmara Municipal de Paredes; e desde o início de 2018, o Dr. José Alexandre Almeida, igualmente presidente desta última Câmara. Os quatro presidentes são a face da mais de uma centena dos elementos que representaram os associados nos órgãos sociais da Ader-Sousa ao longo destas três décadas.

A Ader-Sousa foi uma das vinte entidades gestoras do LEADER I, uma Iniciativa Comunitária que surgiu com o objectivo de promover o desenvolvimento local, num processo de mudança, em comunidades de pequena dimensão, a partir da existência de necessidades por satisfazer, às quais se procura responder através da mobilização das capacidades locais, o que implica uma pedagogia de participação, e o reconhecimento da necessidade de apoio nos recursos endógenos.

Em resultado do sucesso da IC LEADER I, seguiram-se as IC LEADER II e IC LEADER+, tendo a Ader-Sousa ao longo das mesmas, alargado o seu território, inicialmente a Lousada e posteriormente a Paredes e Penafiel, estabilizando o seu território nos cinco municípios do Vale do Sousa que se localizam na margem esquerda do rio Douro, assim como, alargado a sua parceria, actualmente com 29 associados. Os seus associados representam sectores tão diversificados como, autarquias, empresas municipais, cooperativas agrícolas, confrarias gastronómicas, associações empresariais e industriais, banca, associações de desenvolvimento, entidades de ensino, associações culturais e instituições particulares de solidariedade profissional.

As Terras do Sousa, nome resultante do rio com o mesmo nome, são anteriores à nacionalidade portuguesa, e daqui são originárias algumas das famílias que lideradas por D. Afonso Henriques deram origem a Portugal. Assim, é um território cheio de história e saberes que importa valorizar.

Ao longo dos anos, através das IC LEADER e os programas nacionais que lhes sucederam (SP3-ProDeR e DLBC-Rural), a Ader-Sousa já possibilitou o desenvolvimento de mais de 400 projectos, num investimento global superior a 35.000.000€, e a criação de mais de 700 postos de trabalho. Infelizmente, nem todos os projectos obtiveram resultados tão duradouros quanto se pretendia, mas o saldo é francamente positivo, havendo ainda em funcionamento empresas / entidades que surgiram na IC LEADER I.

A Ader-Sousa, individualmente ou em parceira, desenvolveu projectos em áreas tão diversas como: estudos ambientais ou sobre sectores económicos; formação, desde pequenas acções a pós-graduações; recuperação de património; promoção de produtos e do território; certificação de produtos; actividades culturais; acções de desenvolvimento humano; edição de publicações; apoio ao empreendedorismo, entre outros.

De referir também que a Ader-Sousa é uma das primeiras associações de desenvolvimento local a implementar um sistema de gestão de qualidade, encontrando-se certificada desde fevereiro de 2005 para a Gestão de Programas de Incentivos e desde fevereiro de 2011 também para o Desenvolvimento de Projetos.

O primeiro momento para assinalar o início deste trigésimo ano de vida, é a sua referência no logótipo da Ader-Sousa, o qual irá sinalizar todas as actividades que se pretende desenvolver para ao longo do mesmo, reforçando a sua identidade e percurso, com olhos postos no futuro.

Um bem haja e um obrigado a todos os que colaboraram na vida da Ader-Sousa e que permitiram alcançar os resultados alcançados, assim como a todos aqueles que continuam a trabalhar em prol do desenvolvimento das Terras do Sousa.

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend