Destaques, Produtos Locais

Ensaios de seleccão e de avaliação de variedades tradicionais de milho

A 19 de maio, no âmbito do ensaio de selecção de variedades tradicionais de milho no Vale do Sousa, foram realizadas pelo IP ESAC e a ADER-SOUSA visitas a quatro dos produtores locais aderentes a esta iniciativa piloto na região, com o intuito de verifacar quais as condições das explorações agrícolas e quais as variedades tradicionais a seleccionar para cada tipo de ensaio, atendendo também ao destino da produção de cada uma destas explorações.

Foram disponibilizados para a realização dos ensaios de selecção e de avaliação das variedades tradicionais de milho branco e amarelo um total de 0,56 ha, sendo que 0,1 ha vão ser afectos a um ensaio de avaliação e os restantes a ensaios de selecção.

Os ensaios efectivos contemplam várias tipologias, ou seja, ensaios de selecção e adaptação de germoplasma quer de variedades de milho branco e amarelo e ainda um ensaio de avaliação onde serão analisadas mais de 5 variedades de milho regional branco e amarelo. As explorações aderentes são caracterizadas como sendo explorações que adoptam modos de produção convencional, com algumas preocupações quanto a modos de cultivo amigos do ambiente e da qualidade de alimentar, sendo que uma das explorações objecto de ensaio está certificada em modo de produção biológico.

Os agricultores durante o mês de maio começaram a realizar os trabalhos de preparação dos terrenos para que as sementeiras se iniciem no final deste mês.

Para além desta primeira visita, está previsto o acompanhamento técnico às explorações pelos colaboradores do IP ESAC, COPAGRI e da ADER-SOUSA em mais duas fases do ciclo produtivo, designadamente, ao milho “joalheiro” e antes da colheita, onde se avaliará e seleccionarão alguns exemplares de espigas. Na segunda fase será realizada uma visita do grupo de trabalho e dos produtores à exploração onde se vai realizar o ensaio de avaliação das variedades regionais, para verificar in loco a sua evolução, assim como para a troca de experiências.

No culminar dos referidos ensaios de campo será realizado um encontro público onde serão apresentados os resultados provenientes dos respectivos ensaios de conservação, melhoramento e valorização dos recursos genéticos locais realizados nas Terras do Sousa durante 2020.

 

 

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend