3C, Ader-Sousa, Destaques, Prove

1º Encontro Nacional PROVE 3C – Cooperar em Circuitos Curtos

Nos dias 16 e 17 de outubro, a ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa marcou presença, no 1º Encontro Nacional PROVE 3C, que se realizou na Península de Setúbal, mais concretamente, em Palmela, onde reuniu técnicos e produtores de várias regiões do país, realçando-se a presença de alguns produtores das Terras do Sousa. 

O Encontro Nacional 3C está integrado numa das atividades do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperação em Circuito Curto”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local (GAL): ADER-SOUSA, entidade coordenadora, ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal,  ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça,  Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste e RAIA HISTÓRICA Castelos do Côa.

Ao longo dos dois dias, o programa contou com um leque variado de atividades. O primeiro dia, dedicado à partilha de experiências, ficou marcado com a realização de um workshop sobre alimentação saudável, um show cooking confecionado com produtos locais e visita a uma exploração agrícola, no concelho da Moita, que faz entrega de cabazes PROVE há 14 anos e que incluiu a realização de três oficinas, cada uma delas ministradas por técnicas afetas ao projeto 3C.

No decorrer das oficinas, coube à técnica da ADER-SOUSA elucidar sobre a utilização de resíduos da exlploração agrícola, dando especial atenção ao processo de compostagem, queima e intervalo entre colheitas.

No que concerne às boas práticas na produção de hortofrutículas frescos, na aplicação de fertilizantes e produtos fitossanitários, bem como a importância de registo de campo, entre outros aspetos relacionados, ficou a cargo da técnica da ADREPES.

A técnica da ATACHA, explicou todos os procedimentos associados à higiene e segurança alimentar na preparação dos produtos para comercialização em cabaz, hiegenização das bancadas e meio de transporte, por forma a evitar contaminações cruzadas.

O último dia deste encontro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Palmela e houve espaço para se fazer um contexto da trajetória deste projeto, desde o seu início até aos dias de hoje. De realçar que o PROVE irá completar 20 anos de existência, no próximo ano. Foram também apresentados os objetivos e atividades que estão na base do projeto 3C e em seguida realizou-se um trabalho de grupo, coordenado pelos técnicos dos GAL, que consistiu em refletir, essencialmente, sobre as estratégias para a sustentabilidade deste circuito curto agroalimentar e a diferenciação do negócio PROVE no mercado.

 

 

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend