AderSousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa

Procurar

Ir para o conteúdo

Menu principal:


Terras do Sousa - Natureza Rural

Projectos > Terminados

Terras do Sousa NATUREZA RURAL - Publicação

Revelação. Auguro que seja este o termo mais adequado para caracterizar a emoção que o folhear deste livro lhe irá proporcionar.

Porque é de emoções e sensações que este livro pretende tratar e provocar. Primeiro, porque é um livro sobretudo para se ver, segundo, porque à emoção de descobrir nestas Terras do Sousa uma Natureza Rural insuspeita, se seguirão, por certo, as sensações que o seu desfrute possibilitará.

Revelação é também uma ideia chave presente na estratégia de desenvolvimento rural da Ader-Sousa. Nos municípios de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, com o apoio essencial da Iniciativa Comunitária LEADER, a identificação dos valores e recursos locais tem sido a alavanca de uma actividade em larga medida dedicada à sua própria preservação e valorização, em permanente parceria operacional com as autarquias e outras importantes entidades locais.

Desde a sua fundação, em 1991, que a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, prossegue uma missão fundamentalmente direccionada para as áreas rurais deste território, trazendo à evidência colectiva um mundo rural nem sempre reconhecido, mas que indubitavelmente persiste, está activo e, como sempre o foi, é também hoje factor decisivo para a garantia de bem-estar das gerações futuras.

Ao mandar elaborar o estudo “Valorização do Património Natural das Terras do Sousa”, cujo levantamento de campo evidenciou um número significativo de locais notáveis, onde uma impressio-nante biodiversidade se mantém e inúmeras espécies de flora e fauna autóctones subsistem em adequada integração com a realidade rural envolvente, a Ader-Sousa tinha a plena consciência de que neste meio, em que se radica o principal legado patrimonial que o Vale do Sousa oferece nos dias de hoje, as suas gentes também foram ao longo dos tempos os arquitectos de uma modelação agrícola em perfeita harmonia com a natureza.

Regressando às emoções, diria então que este livro – Terras do Sousa, Natureza Rural – é um aperitivo. Porque espero que lhe crie a vontade de utilizar logo de seguida o Guia dos respectivos Percursos Naturais, que em simultâneo se edita, passando das emoções da leitura às sensações no terreno.

E, tal como se refere no Guia, auspicia-se que cada leitor e utente destes Livro e Guia se venha a constituir em mais um parceiro na defesa da causa da conservação da natureza em geral, e da natureza das Terras do Sousa em particular.

Aceite, por conseguinte, mais este contributo da Ader-Sousa para a sustentabilidade do nosso desenvolvimento local e, porque não, do seu próprio bem-estar.


Ader-Sousa | Terras do Sousa | Projectos | Apoios | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal