AderSousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa

Procurar

Ir para o conteúdo

Menu principal:


Rural Innova

Projectos > Terminados

Rural Innova (2004 - 2007)

Em Março de 2004 a Ader-Sousa foi convidada pela CCDR-n a participar juntamente com a Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, como representantes da Região Norte do País, num projecto de cooperação transnacional no âmbito do Interreg III C – Espaço Sul denominado Rural Innova, que teve por objectivo estabelecer uma ”rede de trocas por uma política regional de desenvolvimento rural inovador”. O projecto teve como chefe de fila o Concelho Regional de Limosin (França) e contou, para além dos dois parceiros portugueses, com mais 12 parceiros oriundos de 7 países diferentes (França (2), Espanha (3), Itália (1), Reino Unido (3), Lituania (1), Bélgica (1) e Hungria (1)) e ainda mais algumas entidades como observadoras. O projecto foi aprovado em Julho.

O projecto teve 4 componentes activas: Componente 2 – Construção de uma política específica em favor do acolhimento das novas populações; Componente 3 – Actividade económicas inovadoras; Componente 4 – Serviços essenciais à população; e Componente 5 – Instrumentos e métodos por um desenvolvimento sustentado nos territórios rurais. Cada componente incluiu a realização / participação em seminários (3 a 4) e colóquios (1), para além da edição das actas dos mesmos e realização de estudos (1 a 2).
A componente 1 respeitou ao acompanhamento do projecto, da responsabilidade do chefe de fila, que incluiu um site e promoção de algumas reuniões entre os parceiros.

A Ader-Sousa participou directamente na componente 3, que previa a participação em 3 seminários e num colóquio, e ainda a organização de um seminário; e na componente 5, que previa a participação em 3 seminários e num colóquio, e ainda a edição das actas resultantes das actividades desenvolvidas nesta componente.

O projecto previa um investimento total de 1.397.000,00 Euros, cabendo à Ader-Sousa, para as suas actividades um orçamento de 55.200,00 Euros, co-financiado a 75%. No final do projecto a Ader-Sousa executou 33.039,22 Euros.

Durante o ano de 2005 a Ader-Sousa participou nas seguintes actividades:

Seminário de Lançamento, realizado a 10 e 11 de Janeiro, em Limoges /França), no âmbito da Componente 1. O principal objectivo deste seminário foi a apresentação oficial do mesmo (objectivos / componentes / acções / parceiros / etc.), seguindo-se uma apresentação de cada um dos parceiros envolvidos no projecto. Foram também proferidas três intervenções: "Balanço e perspectivas das politicas de desenvolvimento rural no quadro europeu", pelo Director Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da CE e por um representante da DATAR; "Propostas da Comissão para a politica de coesão 2007-2013 - Quais as perspectivas para as zonas rurais?", pela Directora Geral de Politica Regional da CE; e "Mutações e perspectivas dos espaços rurais em França", por um representante do INRA, que muito contribuíram para o debate que se seguiu onde foram apontadas algumas propostas para o futuro do mundo rural europeu. No segundo dia, para além da validação das orientações estratégicas de cada componente, foram relembrados os dispositivos de cada acção (calendário, orçamento, gestão a seguir), apresentadas algumas alterações e a carta gráfica do projecto. No final procedeu-se à assinatura da convenção interpartenarial. Aproveitou-se a realização do seminário de lançamento para se realizar uma reunião de informações técnicas entre os parceiros, onde foi discutida a gestão financeira do projecto.

Workshop "Actividades Económicas Inovadoras", realizado a 21 e 22 de Abril de 2005, em St. Florent (Córsega), no âmbito da Compoente 3 (Actividades Económicas Inovadoras). Durante os dois dias foram apresentados e discutidas ideias / projectos / experiências sobre produtos e produções locais, apresentadas por cada um dos parceiros, assim como linhas estratégicas que se devem adoptar para o desenvolvimento deste sector específico. No dia 23 realizou-se uma visita a alguns locais da região, nomeadamento um vitivinicultor, um pequeno produtor de queijo de cabra e uma feira de produtos locais. Estas permitiram obter um maior conhecimento sobre a realidade local e aprender algumas formas de trabalhar bastante interessantes.

Workshop "Sectores de desenvolvimento exógeno cuja inserção rural é uma mais valia”, realizado a 3 e 4 de Novembro de 2005, em Cuacos de Yuste (Extremadura - Espanha), no âmbito da Componente 3 (Actividades Económicas Inovadoras).

No 1º dia foram apresentadas e discutidas ideias / projectos / experiências por parceiros e empresários locais sobre a influência de factores endógenos e exógenos no desenvolvimento de cada uma das regiões, assim como os riscos e vantagens de cada um destes tipos factores e qual o ponto de equilíbrio entre eles.

No 2º dia de manhã, foi apresentado a forma de como vai ser desenvolvido o estudo a realizar pela Universidade de Gant, no âmbito da presente componente.

Por motivos de indisponibilidade temporal, não foi possível à Ader-Sousa participar no 1º e 2º workshop da Componente 5 e no 2º workshop da componente 3.

Durante o ano de 2006 a Ader-Sousa participou nas seguintes actividades:

Organização do workshop “Valorização dos Recursos Florestais” que decorreu nos dias 11 e 12 Julho, em Paços de Ferreira, no âmbito da componente 3. O worshop contou com várias intervenções, nomeadamente, Comunicação Quadro - Terras do Sousa (Engº Côrte-Real, Responsável local DG dos Recursos Florestais), Floresta e Atmosfera (Profª. Ana Isabel Miranda, Universidade de Aveiro), Biomassa Florestal (Engº Armando Gois, Instituto da Investigação da Floresta e o Papel), apresentação das experiências dos parceiros do RURAL INNOVA (Região da Andaluzia, Espanha, Região do Limousin, França, ODARC, Córsega, França, Agência de Desenvolvimento do País de Gales, Reino Unido, Devon County, Reino Unido, Região da Estremadura, Espanha). No último dia do seminário realizou-se uma visita a um projecto de reflorestação no Vale do Sousa, mais precisamente na freguesia de Lagares, concelho de Penafiel.

Colóquio final da componente 5, que decorreu em Florença, nos dias 31 Novembro e 1 Dezembro, onde foi feito uma apresentação geral de todo o trabalho desenvolvido no âmbito da componente.

Por motivos de indisponibilidade temporal, não foi possível à Ader-Sousa participar no 3º workshop da Componente 5.

Durante o ano de 2007 a Ader-Sousa participou nas seguintes actividades:

Colóquio de encerramento da componente 3, que se realizou na Córsega, nos dias 1 e 2 de Fevereiro.

Colóquio de pré-encerramento do projecto RURAL INNOVA que se realizou em Kaunas – Lituânia (entre 19 e 22 de Fevereiro). Foi preparado o trabalho a expor no colóquio final, assim como algumas das publicações a editar. Foram também realizadas comunicações para apresentar o trabalho que está a ser efectuado na Lituânia em matéria de desenvolvimento rural.

Edição das actas dos diversos seminários realizados no âmbito da componente 5.

Colóquio de encerramento que se realizou em Bruxelas (dias 12 e 13 de Março) onde foram apresentadas as conclusões de todo o trabalho realizado ao longo do projecto, assim como as publicações das componentes 2, 3, 4 e 5.

O Conseil Régional Limousin anunciou a continuação deste projecto renomeando-o de RURACT, tendo para isso apresentado a declaração política RURAN “a inovação ao serviço de um desenvolvimento rural integrado e sustentável”.

Para mais informações: www.ruract.eu


TOOLS AND METHODS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT OF RURAL TERRITORIES

Download do documento "Ferramentas e Métodos para um Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais, publicado no quadro da Componente 5 do Projeto Rural Innova:


Download do CD, parte integrante do documento de reflecções e recomendações, publicado no quadro da Componente 5 do projeto Rural Innova.


Programa: Interreg IIIC
Actividades de animação e apoio técnico


Ader-Sousa | Terras do Sousa | Projectos | Apoios | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal