AderSousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa

Procurar

Ir para o conteúdo

Broa do Vale do Sousa

Projectos > Terminados > Certificação de Produtos

Broa do Vale do Sousa

A preservação da genuinidade da nossa Broa, garantindo a sua autenticidade com uma denominação de origem protegida, é um imperativo de natureza sócio-cultural, um junto tributo ao labor e saberes tradicionais de quem construiu e nos legou, a riqueza patrimonial que hoje nos orgulha.

A forma mais comum é circular, ligeiramente achatada. Apresenta côdea nas duas faces, sendo apenas a superior fendilhada. O miolo, de tonalidade branco moreno não é poroso e apresenta uma certa elasticidade, não duro, ou seja, poder-se-á esfarelar.Apresenta aroma ligeiro e agradável, não ácido. O milho regional utilizado no fabrico da broa confere-lhe um miolo de menor textura, sendo o carácter colante determinado pelo teor em centeio. É um factor determinante, para obter as características finais da Broa do Vale do Sousa, o tipo de fermento utilizado no seu fabrico, o "isco", que devido à acção conjunta de leveduras e bactérias lácticas, proporciona um aumento de volume e uma melhor cozedura, e melhora a elasticidade e o tempo de conservação.


Qualificação da Broa do Vale do Sousa

Através da conservação e recuperação das variedades tradicionais de milho existentes na região, o popular "milhão", protege-se um produto com características genuínas, cujo modo de fabrico ancestral importa manter e valorizar.

Como forma de conservar este património social e cultural único, é nossa intenção qualificar a Broa do Vale do Sousa como Denominação de Origem (Protegida), tornando-a cada vez mais conhecida pela sua originalidade e autenticidade. Assim, ao defender o seu nome, estimulando a preservação dos recursos genéticos e culturais endógenos, e ao promover a sua organização, divulgação e comercialização, estamos a contribuir para a valorização dos produtos locais.

Com a qualificação (protegida) Broa do Vale do Sousa, incentivando a produção tradicional, estamos a cooperar no desenvolvimento do território e das comunidades rurais das Terras do Sousa.



Brochura divulgativa
da Broa do Vale do Sousa
para
download

Se é produtor de broa proceda ao seu registo como operador na
Cooperativa Agrícola do Concelho de Paredes, C.R.L.
Rua Infante D. Henrique, 94 - 4580-111 Paredes
Tel: 255 780 710 | Fax: 255 780 719
Email: coop-paredes@mail.telepac.pt



Ader-Sousa | Terras do Sousa | Projectos | Apoios | Mapa do site


Sub-Menu:


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal